1 Coríntios 5 a 6

Como Defender Nossos Direitos

Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? (1 Co 6:7b-c NVI).

Primeiro Coríntios 5 e 6 trata de disciplina e discipulado na igreja. Pessoas vivendo em pecado (inclui imoralidade sexual, avareza, idolatria, calúnia, alcoolismo, roubo [1 Co 5:11]) não devem ser tolerados, mas julgadas e excluídas dos privilégios dos membros da igreja (1 Co 5:11-13). Os crentes não devem continuar com os mesmos relacionamentos, como comer com eles. A disciplina é forte, para ter o efeito desejado. A finalidade é a restauração.

Questões de desacordos entre os irmãos também devem ser julgados dentro da igreja. Paulo usa o argumento que vamos julgar o mundo e os anjos no futuro, como não decidir pequenas rixas dentro da igreja? Os homens sábios devem agir em levar a reconciliação destes casos. Devemos levar a sério todas as divisões, fofoca e brigas, tentando levar a paz entre todos. A vida saudável da igreja depende disso.

Infelizmente na maioria das vezes estas rixas são tratadas como não importantes e são ignoradas, o que não deveria acontecer. As pessoas falam que “mulher é assim” ou “isso é normal”. Ninguém tem coragem de mexer no assunto tentando trazer paz e entendimento mútuo (veja Filipenses 4:1-4 para ver a importância disso). Duas vezes na minha vida uma divisão poderia ter sido evitada se as pessoas que conheciam a realidade tivessem falado francamente. Mas não levaram a sério e danos sérios ocorreram.

Acima de tudo, estes casos não devem ser levados aos tribunais seculares, que é um escândalo para o nome de Cristo e não garante a real justiça que se espera. É até uma marca de fracasso moral ter litígio entre irmãos. É muito melhor sofrer o roubo ou a injustiça do que trazer mancha sobre o nome de Cristo. Pode confiar, no final Deus julgará com total imparcialidade todas as disputas.