Não Ultrapassar o Que Está Escrito
Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: “Não ultrapassem o que está escrito” (1 Co 4:6a-b NVI).
Paulo acabou de exortar os crentes em Corinto a não julgar uns aos outros, pois ninguém conhece os verdadeiros motivos. Não podemos nos orgulhar. Em seguida ele fala das Escrituras: “o que está escrito”. Parece que um sinal de orgulho e falta de humildade é ultrapassá-las.
“Ultrapassar” as Escrituras significa que eu acho melhor o que sei mais dos que os próprios autores da Bíblia. Aquela revelação não é suficiente, nem importante. Falo o que eu acho mais importante, que são as minhas ideias. Muitas vezes estas atitudes são baseadas em crenças equívocas sobre a Bíblia, que a Revelação continua e melhora com o tempo (especialmente através de mim).
Certa vez ouvi Dr. Shedd no Seminário Teológica da JUVEP. Ele, com 78 anos, já viu muitos pastores, inclusive seus ex-alunos, ultrapassar, ignorar e torcer as Escrituras. Ele falou com paixão, para não fazer isso, baseado em 2 Timóteo 3:14-4:5. Precisamos das Escrituras para a salvação. A igreja precisa urgentemente conhecer, ouvir o ensino, as mensagens, ter pastores que não ultrapassem, mas passem a Bíblia para os seus fiéis.