A carta aos Romanos Começa
e Termina com Missões
Por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios (Rm 1:5). … para a obediência por fé, entre todas as nações (Rm 16:26c)
Paulo foi escolhido como apóstolo para pregar o Evangelho de Deus entre “todos os gentios” (vs 5), inclusive os romanos (6). Eles também foram chamados para serem santos, separados para Deus e proclamadores da fé (vs 7-8).
Paulo termina Romanos com a mesma verdade. Todas as nações devem conhecer o Evangelho e se submeter a Deus eterno. Não é uma mensagem particular, verdadeira apenas para os judeus ou um grupo, cidade (mesmo uma cidade prepotente como Roma) ou região pequena. É para o mundo todo, como explicado em toda a Escritura (Rm 16:26). Romanos começa e termina com a universalidade do Evangelho, como também a Bíblia toda faz – de Gênesis à Apocalipse.
Como é que as igrejas podem estar tão cegas a esta verdade? Como podem ignorar a pulsante vontade de Deus de usá-las para alcançar todas as nações? Como não percebem que estas nações ainda não conhecem ou glorificam o único Senhor?
Ainda há muito trabalho a ser feito. Não terminou com a vida de Paulo. Ainda não cumprimos a vontade clara de Deus sobre as nações.