Atos 19:8-10

O Reino de Deus

…argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus (At 19:8b NVI).

Jesus falou constantemente sobre o Reino de Deus. É um Reino onde Deus é Rei e os súditos são aqueles que O conhecem e que fazem a Sua vontade.

De acordo com Lucas, Paulo continuou a mensagem do Reino. Ele argumentava de forma persuasiva sobre o Reino nas sinagogas. Se fôssemos voltar para o capítulo 13, poderíamos ver o conteúdo das suas mensagens nas sinagogas. É o mesmo conteúdo – somos pecadores, e por isso estamos fora do Reino de Deus. Mas pelo sacrifício de Cristo podemos entrar e conhecer o Rei pela fé, nos tornando seguidores e súditos dEle.

Ser seguidor do Rei significa sinalizar o Reino em nossas vidas. Significa pertencer a outro Soberano e outro Reino. O resultado em Éfeso, após dois anos, era que toda região e todos os judeus e gregos, tinham ouvido a Palavra de Deus.

Em Atos 26:19-23 Paulo explica a mensagem que é central do Reino de Deus para Agripa: “dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento” (vs 20). Isto é através de Jesus, que foi morto e ressuscitou para proclamar luz para os judeus e gentios, como os profetas proclamaram (vs 22-23).

Jesus disse para Nicodemos em João 3 que tinha que “nascer de novo” antes de entrar no reino. É isso que Paulo está explicando em todas as suas mensagens.