O Perigo de Ser Rico
…é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus (Mt 19:24).
Um rico dificilmente entra nos céus. Mas é possível, pois Deus faz milagres. O jovem pretendente a salvação nos versículos 16-22 não conseguiu, pois não renunciou aos seus bens, que parece seja a inferência do texto. De outra forma teria ficado alegre com a salvação. Em vez disto, ficou triste e continuou com a riqueza.
Mas Pedro deve cuidar também. O orgulho de ter deixado tudo, a auto piedade, a postura de “santo”, “santificado” e “sacrificador”, também é equivocado e perigoso. Quando ele disse, “Olhe Jesus, nós damos tudo para seguir você”, Jesus responde a ele, “Você não sacrificou nada! ”
O pequeno “sacrifício” que fazemos é apenas investimento em grandes ações na bolsa de valores dos céus. Vale muito a pena fazer, pois vai render 100 vezes mais! É 100 vezes aqui na terra e, no futuro, a vida eterna na presença de Deus!
É impossível dar mais para Deus do que Ele dá para nós. O problema vem quando comparamos nossas vidas com outras pessoas que parece que tem mais do que nós. Casas bonitas, carros novos, roupas de grife, empregos bons, famílias. Começamos a valorizar mais estas coisas do que nosso relacionamento com Deus e todas as promessas que são nossas, além do privilégio de ser Seu discípulo. Sentimos prejudicados, sacrificados. Mas a diferença é enorme entre o que o servo do Senhor tem e que a pessoa mais rica tem. Não tem comparação. Somos infinitamente muito mais ricos.