Mateus 15:1-9

Tradição versus a Palavra

E assim invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição (Mt 15:6).

Jesus está se referindo o jeitinho judeu em escapar da responsabilidade de cuidar dos pais. Acusa-os de negar a Palavra em favor da tradição (neste caso o costume de dizer que o dinheiro para o auxílio dos pais é “dado para Deus”, não gasto para a manutenção dos pais, que seria “honrá-los”).

Privar os pais e ficar com o dinheiro era tão comum que se tornou tradição, e as pessoas nem pensaram duas vezes em fazer este engano até com uma capa espiritual.

Mas Jesus avisa, a Palavra tem que estar acima das tradições. Isto é para as minhas tradições e para as tradições de qualquer povo onde vamos trabalhar. O alvo é ser transformados em pessoas que são fiéis à Palavra, não a cultura, as tradições, a religião, ou qualquer outra coisa.

Legalismo na igreja é uma forma de tradição destrutiva  e substitui a Palavra. As pessoas ficam presas a algumas regras criadas no passado e não conseguem enxergar que aquilo não é bíblico, mas a história particular daquela igreja.

O missionário transcultural deve cuidar em especial para não transmitir leis humanas para o novo campo. Por isso precisamos sempre estar comparando com a Bíblia nossas práticas e crenças. Graças a Deus, Ele nos deixou por escrito a Verdade, para sempre chamar de volta os fundamentos da fé e assegurar que não vamos passar para frente meras ideias humanas.