O Reino
Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas aquela não lhes é isso concedido (Mt 13:11).
Mateus 13 é um capítulo sobre o Reino dos Céus. O Mestre é Jesus, ensinando em parábolas para seus discípulos, pois outras pessoas não tinham condições de ouvir e entender. Jesus descreve os discípulos dele como súditos do Reino dos Céus e compara-os com outras pessoas que são joia, pertencentes a Satanás (vs 38) e que serão condenados no final.
Há muito a aprender nestes versículos sobre o que é o Reino, quem são os discípulos e o que é a Palavra do Reino (vs 19).
- Jesus ensina sobre o Reino aqui e constantemente em outros lugares. Ele fala dos “mistérios do reino” (vs 11). Os ouvintes pensaram que o reino que esperavam era de abundância, livramento e soberania. Ele conhecia o coração das pessoas e em João 6:45-59 tira os olhos delas do pão que ganharam, das curas e dos milagres que experimentaram para dizer que é Ele que tem que tomar, não os benefícios que Ele oferece. Ele é o pão verdadeiro da vida.
O Reino não é distribuição de bens, saúde e habitação. O Reino é Jesus. Estas outras coisas podem vir, especialmente pensando no futuro prometido. Quem estar no Reino no final vai escapar a condenação e resplandecer “como o sol” (Mt 13:43)
O Reino é de extremo valor, mais que dinheiro, joias, campos. Assim, vale sacrificar tudo para obtê-lo.
- Em Mateus 13:19-23 Jesus descreve os discípulos como os que sobrevivem a angústia, problemas com família, problemas financeiros, mudanças de rotina e estilo de vida. Conseguem confrontar perigos e perseguições e rejeições. Não são vaidosos, gulosos, centrados nos prazeres deste mundo. Não tem fascinação pela riqueza. Não são arrebatados pelo inimigo pela incompreensão e desinteresse. Verdadeiros discípulos criam raízes e perseveram. Não saem como os que em João 6 abandonaram Jesus quando Ele disse que o reino não era coisas ou posições ou poder.
- Em um sentido o reino é o mundo todo, o “campo” onde Jesus semeia bons sementes são os verdadeiros crentes. Mas Satanás tem acesso a este campo onde semeia joio, isto é, trigo falso. Então, mesmo que Jesus é o grande Rei e o reino é o mundo todo, pela soberania dele permite anticristos, terroristas, perseguidores, opressores e falsos profetas e mestres. Não devemos ficar preocupados com nossa incapacidade de eliminar tudo isso, pois um dia tudo isso será destruído.
Lembre-se que este campo deturbado é o mundo, não a igreja, que é tratado de outra forma em Mateus 18:15-17. Podemos ver a seriedade da pureza da igreja em Atos 5 onde Ananias e Safira perdem as suas vidas devido à fraude que cometeram contra a igreja. Se a igreja ficar igual o mundo, não há mais esperança.
- A Palavra do Reino explica sobre o Reino. Jesus disse em João 3:3 que a entrada para o Reino é o novo nascimento. Depois de ensinar por três anos, demonstrando o poder do Reino, o amor do Reino e quem é o Rei do Reino, Ele chega no final, após a ressurreição, explicando com detalhes profundos a extensão do Reino, voltando também para como entrar neste Reino. Não é apenas para os Judeus, e como se vê com o jovem rico, não é para os piedosos que guardam a lei. Como ensinado em vários lugares, ninguém é capaz de guardar a lei, por isso as nações têm que entender que entram no Reino pelo arrependimento para remissão de pecados (Lc 24:47). Ele e toda a Escritura falava desta mensagem (Lc 24:44-45). Eles tinham visto e ouvido isso por três anos e agora é para testemunhar esta mensagem até o último povo.
Mateus 13 explica que o Reino vai crescer, permear este mundo. De um grupinho ouvindo Jesus neste dia, os discípulos vão se multiplicar incluindo toda língua, raça e nação!