Mateus 12:36-37

Palavras Frívolas

Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo (Mt 12:36).

Jesus não jogou conversa fora futilmente. Tão importante são nossas palavras, que Ele diz que seremos julgados por elas. Paulo, em Efésios 4:25 a 5:20 explica este ensino de Jesus quando escreve, “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem” (4:29) e “Nem conversação torpe, nem palavras vãs, ou chocarrices, coisas esses inconvenientes, antes, pelo contrário, ações de graça” (5:4).

Como gostamos de falar, conversar, gozar, rir com trocadilhos de palavras. Falamos muito e alto. Queremos que todos nos ouçam, que notem nossas palavras divertidas, bonitas e inteligentes.

Mas vem um dia quando tudo que não glorifica a Deus virará lixo, e, pior, servirá de prova contra nós no julgamento. Não é que precisamos sempre usar conversa religiosa, mas que nossas palavras sejam medidas, humildes, edificantes, sensatas em todas as circunstâncias. Palavras podem ferir, mesmo nas brincadeiras, e podemos gastar muitas horas e palavras com futilidades sem valor.

Este ponto foi muito importante para nosso querido falecido Dr. Shedd. Conheci ele muito bem, e foi sempre uma lição ver como ele media palavras para o benefício de outros. Que nós também possamos aprender isso.