Mateus 6:11, 19-20

O Pão Diário

O pão de cada dia nos dá hoje (Mt 6:11).

Podemos e devemos pedir pelas nossas necessidades. O Pai se agrada com as orações e a dependência nEle para estas coisas. Mas, infelizmente, em nossos dias, multidões estão sendo ensinadas a não pedir pelas necessidades básicas de cada dia, antes, por tudo que este mundo egoísta pudesse desejar – riquezas e coisas materiais em abundância.

Jesus alargou esta ideia em umas sentenças na frente – “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (vs 19). Pão, sim; riqueza, não.

E haja ladrões! Não é apenas em nossos dias ou em nosso país. Havia lá na Palestina na época de Jesus também, ladrões como Judas que roubava o dinheiro da própria equipe ou ladrões profissionais como Mateus e Zaqueu. É interessante que Ele não garante livramento dos ladrões, apenas deixa conselho para não ter muito para ser roubado.

Lembrei-me dos vinte anos que morei em São Paulo. Não levava muito dinheiro na bolsa e tinha cópia de todos os documentos. Mas levava suficiente para o ladrão não ficar chateado. Era um tipo de jogo, de tentar ser mais inteligente do que o ladrão. Perdi o jogo algumas vezes, como quando perdi meu carro e meu relógio. Outras vezes ganhei o jogo.

Mas Jesus não está brincando ou jogando. Nosso interesse deve ser o Reino de Deus e a justiça de Deus, a confiança em Deus a cada dia, não uma busca de bens materiais (vs 33-35).