Mateus 4:12-5:20

O Que é o “Evangelho do Reino”?

Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo (Mt 4:23).

Jesus ensinava um assunto constantemente em todo lugar aonde ia: “o evangelho do reino dos céus” ou o “reino de Deus”, ou simplesmente “do reino”. Junto com a pregação, Ele curava doenças e libertava endemoninhados, ações que eram sinais do Reino, junto com outros milagres, não o Reino propriamente dito. O Reino chegou na terra com a vinda de Jesus, e Ele e Seus discípulos mostravam a presença do Reino pelos sinais e explicações com palavras o que é o Reino. Como foram as mensagens com palavras de Jesus sobre o Reino?

O Reino exige arrependimento (Mt 4:17). A mensagem de arrependimento fazia parte integral da mensagem de Jesus desde o início. Ele era a luz vinda nas trevas profetizada em Isaías 9:1-2.

Para entrar o Reino, tem que “nascer de novo” (Jo 3:3). Conversão é requisito de pertencer o reino e não pode “expandir o reino” sem pessoas novas aceitando Cristo como Salvador.

O Reino é feito de humildes e mansos, aqueles que submetem ao Rei e não se levanta contra Ele ou agem em competição com Sua glória (Mt 5:1-12).

No Reino há consolações para os que choram. Não há tristeza no Reino (Mt 5:4).

A terra é incluída no Reino, não apenas os céus (Mt 5:5 e 30). O Reino estende a todo universo.

Há fartura no Reino para aqueles que querem a justiça de Deus (Mt 5:6) implantada nas suas vidas e na vida dos outros, mesmo com perseguição (Mt 5:10).

Há relacionamento com o Rei, filiação, encontro, conhecimento (5:8-9).