A Função do Diabo
A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt 4:1).
Hoje eu estava lendo Mateus 4 na Bíblia Shedd e fiquei impressionada com as notas de rodapé. Jesus é tentado pelo “Diabo”, que no grego significa “maldizente”, ou quem lança uma pessoa contra outra. Descrevendo a mesma ocasião, Marcos usa a palavra “Satanás”, ou “adversário” e “acusador”.
Muitos dos nossos problemas de relacionamento seriam resolvidos se pudéssemos compreender que é Satanás que lança uma pessoa contra a outra. É a função dele. Ele próprio está contra nós e nos acusa. É “expert” no assunto e deve deleitar-se sobremaneira quando consegue nos levar a acusarmos uns aos outros, especialmente quando é feito de forma destruidora atrás das costas.
Seria bom, muito bom, reconhecer a fonte das nossas brigas e rejeitá-la. Precisamos aprender com Jesus no deserto: conhecer e usar as Escrituras para derrubar as mentiras, as falsificações, e até as interpretações enganosas da própria Bíblia que Satanás usa para nos derrotar.
Efésios 6:12 diz que “nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais”. Não é um combate com palavras, reinvindicações, acusações e brigas com outras pessoas, mas usando a armadura de Deus contra forças espirituais que constantemente tentam nos derrubar. Sábio é a pessoa que reconhece a verdadeira batalha e conhece as armas certas!