Deuteronômio 23:24-25

Não Se Aproveite!

Se entrarem na plantação de trigo do seu próximo, poderás apanhar espigas com as mãos, mas nunca usem foice para ceifar o trigo do seu próximo (Dt 23:24-25 NVI).

Deus deixou plenas providências para os pobres de Israel e os estrangeiros sem-terra (Dt 24:17-22). Os ceifeiros tinham que deixar um pouco para trás para que os pobres pudessem segui-los e ter suficiente para suas mesas. Foi o que aconteceu com Rute nos campos de Boás.

Mas, nada de exagero da parte do pobre. Não era para ele explorar o seu benfeitor. Não podia tirar proveito deste privilégio às custas do proprietário.

Como crentes, obreiros e, especialmente missionários, devemos cuidar para não “levar a foice” na arrecadação de recursos. Há muitos que fazem isso. Sem gratidão, pensando que é o seu dever, pedem mais e mais até chegar ao exagero. Conheço pessoalmente alguns que ficaram muito bem de vida contando histórias exageradas do seu trabalho. Vamos cuidar e com humildade agradecer a Deus e aqueles que compartilham seus bens conosco.