Deuteronômio 15:1-11

Nada de Pobre em Israel

…para que entre ti não haja pobre; pois o Senhor, teu Deus, te abençoará abundantemente na terra que te dá por herança, para a possuíres (Dt 15:4).

Em Israel, a pobreza era proibida. Deus lhe deu vários mecanismos para evitá-la.

  1. Cada sete anos todas as dívidas eram canceladas. As pessoas escravizadas pelas dívidas eram libertas. Para que Israel fosse abençoado por Deus, tinha que abrir mão regularmente do dinheiro ou serviço dos que os deviam.
  2. Não podia endurecer o coração contra o pobre – desprezá-lo e pisoteá-lo. “Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar . . . Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração… Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu lhe ordeno que abra o coração” (vs 8-11). Em outras palavras, valorize e ajude o pobre israelita (e estrangeiro, como Rute) e trate-o com generosidade.

Como fica em nossas igrejas? Valoriza-se o encanador ou pedreiro que conserta uma coisa? A faxineira? Os moradores da rua? As crianças pedintes no sinal? Quais as atitudes dos nossos corações quanto a estas pessoas? O que fazemos?