Deuteronômio 14.2

Israel Único

Porque sois povo santo ao Senhor vosso Deus, e o Senhor vos escolheu de todos os povosque há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio (Dt 14:2).

Alguns dizem que Israel é apenas mais uma cultura e que Deus a escolheu e se revelou no meio dela, como Ele pode fazer com qualquer outra cultura. Mas o texto deixa bem claro que Israel é distinto conforme Romanos 9-11 e muitos outros textos. Deus escolheu o pai, Abraão, e formou esta cultura, com todas as suas leis, práticas, ritos, festas, e celebrações, para ser canal do conhecimento de Deus ao mundo, e a fez diferente, santa, separada para Ele tão somente. Israel é único.

É marcante que um povo judeu e uma nação, Israel, ainda existe com suas distinções e características. Paulo promete em Romanos que um dia Israel vai voltar para o Senhor, aceitar seu Filho e ser uma grande bênção no mundo. Aguardamos este dia e trabalhamos para que possa acontecer logo.

Acontece que Israel constantemente se esquecia, e está esquecido hoje, do seu papel particular e seus privilégios com Deus e sua responsabilidade no mundo. Por isso Deus a castigava severamente, trazendo-a de volta para ele e para o arrependimento e santidade. Não parou de fazer isso. Ainda Israel vai voltar em arrependimento e fé (veja Romanos 9-11).