Arrependimento É Essencial
Arrependei-vos, . . . (At 2:38)
A promessa da salvação foi feita para toda humanidade, e estende para a criação (Rm 8:18-25 e Ef 1:10). Mas este livramento da maldição que veio pela influência de Satanás vale apenas para aqueles que reconhecem seu pecado e buscam o perdão e libertação em Cristo. O primeiro passo para a verdadeira salvação é o reconhecimento desta necessidade, como fez Davi quando reconheceu seu pecado e se arrependeu profundamente (Sl 51). Depois, é essencial crere que Jesus é o Salvador pelo seu sacrifício pelos nossos pecados, nos substituindo no castigo da morte que Ele levou na cruz.
Infelizmente em nossos dias os temas “pecado” e “arrependimento” perderam seu lugar primário no processo da salvação. Em vez disto há promessas de prosperidade, iscas de bem-estar para ser membro de tal igreja ou esperança de vida eterna barata. Não se vê muitas pessoas chorando aos pés do Senhor. Não há aquele arrependimento quando a pessoa cai em si de como é carente e condenada diante de um Deus santo, soberano e perfeito. Não se vê o Amor de Deus em sacrificar Seu Filho numa morte miserável em favor daqueles que não merecem. Falta Graça.
Recentemente pesquisadores na Guatemala, país com alto índice de cristãos evangélicos, descobriram que 75% deles acreditam que se obedecessem aos Dez Mandamentos e tratassem bem os vizinhos, seriam salvos. Sessenta e cinco por cento creem que frequentar a igreja toda semana traz a salvação. Será que no Brasil é diferente?
Talvez devêssemos analisar um pouco quantas pessoas em nossas igrejas são realmente convertidas, pois não há conversão sem arrependimento. Também devemos olhar no fundo dos nossos próprios corações. Minha salvação é baseada em que? Confessei e entreguei meus pecados para o Senhor? Cheguei aos Seus pés para pedir perdão e misericórdia? Aceitei o senhorio de Jesus na minha vida? Isto é o segredo da salvação.