O Nome do Senhor
Não tomaras em vão o nome do Senhor, teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão (Dt 5:11 NVI).
O nome é intrínseco à pessoa. O nome significa a própria pessoa. Quando falamos o nome de uma pessoa de qualquer forma, estamos tratando, honrando ou denigrando a própria pessoa. (Por exemplo, uma das piores coisas que pode fazer é denigrar o nome da mãe!).
O nome de Deus se refere ao Senhor do universo, o Criador Soberano. Não pode proferir este nome de qualquer jeito, com leviandade, como exclamação de dor ou espanto, como piada. O único uso correto é em oração ou em referir a Ele mesmo em conversa ou ensino e com reverência.
“Meu Deus”, “Meu Pai”, “Jesus!”, “Cristo!” são comuns expressões de espanto, sem nenhuma referência verdadeira à Ele próprio. Estamos de verdade jogando o nome dele por terra e pisando em cima pelo descaso e falta de temor.
Que o Senhor nos perdoe de não ter o temor a Ele suficiente no uso do seu nome. E o Senhor nos ajude aprender respeitar este nome, tirando seu uso banal do nosso vocabulário.