2 Timóteo 3:14-4:5

O Significado da Palavra

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (2 Tm 3:16 NVI).

A Palavra de Deus tem muito poder. Não é feita de papel e tinta e palavras comuns. A mensagem é carregada de significativo, instrução, e leva à justiça. É transformadora. É a espada do Espírito Santo. Não é “bibliolatria” (preocupação de Karl Barth com pessoas que acham que a Bíblia não tem erro) colocar a Bíblia no devido lugar em nossas vidas, como Paulo ensina Timóteo neste texto.

Paulo explica que Timóteo deve ser diferente do que as pessoas que são impostoras e perversas (vs 13) – é para ele permanecer naquilo que aprendeu na Palavra, que é o guia das nossas vidas e que nos transforma. Não é só permanecer, mas pregar, ensinar, corrigir, repreender, exortar – tudo baseado na Palavra.

Enquanto escrevo estas palavras o mundo está de quarentena por causa da corona vírus – COVID-19 – e estou limitada para os confins da minha casa e nosso campus do Centro do Preparo Missionário da Missão JUVEP. Graças a tecnologia é possível acessar muitas coisas pela internet, inclusive cultos e pregações. O domingo passado assisti cinco pregações da minha igreja no Brasil e de igrejas que me sustentam ou que fui membro nos Estados Unidos. Ouvindo mensagens lado a lado assim, fica mais claro a diferença entre pastores que querem ensinar a Palavra e os que simplesmente querem comunicar de forma atraente para entretenimento. Alguns parecem brincando e outros abrindo o coração para exortar e ensinar os ouvintes de seguir o Senhor conforme instruído na Bíblia.

Paulo sabia que muitos na igreja de Éfeso iam se desviar. Ele já tinha avisado disso em Atos 20 para os presbíteros. Estes falsos líderes iam chegar a ensinar fábulas como se fossem a verdade. E, pior, as pessoas iam gostar destes falsos pastores e mestres, que não ensinam a verdade. A igreja crescia em torno destes.