Contrastes Marcantes
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu (2 Tm 3:14 NVI).
Paulo escreve para Timóteo contrastando a situação dos ímpios nos últimos dias com os servos de Deus.
Os ímpios são egoístas, avarentos, abusivos, desobedientes aos pais, sem gratidão, irreverentes, sem amor para com os parentes, irreconciliáveis, caluniadores, sem autocontrole, sem amor para o bem, perigosos, incautos, amantes dos prazeres mais que Deus, sem forma de religião, sem a essência e poder da verdadeira fé. Enganam mulheres desmioladas, ensinando fábulas e falsas doutrinas. Vão de mal ao pior, levando pessoas em caminhos errados.
Os servos de Deus, em contraste, são fiéis seguidores da verdade expressa no ensino, comportados, sem relacionamento com os ímpios, dirigidos por objetivos de Deus, com fé, pacientes, amorosos, firmes na perseguição e perseverantes em situações como Paulo passou na terra de Timóteo em Antioquia, Icônio e Listra. Continua firme naquilo que aprendeu na Palavra de Deus, que dá sabedoria e ensina o caminho para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Equipado com o conhecimento da Palavra, consegue fazer toda boa obra.
Dois tipos de pessoas, sem muito espaço para neutralidade no meio. Ou é uma, ou o outra.