2 Reis 22-23

Volta da Palavra 

Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito neste livro da aliança (2 Rs 23.21).

Quando o rei Josias tinha 26 anos, ele mandou reparar o Templo. O Sumo Sacerdote, Hilquias, achou nas ruínas o Livro da Lei, mas não entendia a sua importância. Nos 68 anos de reinado de Manassés e na juventude de Josias, as Escrituras foram totalmente esquecidas, perdidas na ruína do Templo. O Templo tinha se tornado lugar de prostituição, sacrifícios infantis, idolatria dos baalins, e todo tipo de abominação. Tão pouco tempo e tão grande mudança e perda. Era tão completa que o escrivão tratou a notícia do documento como se fosse um “P.S.” (aquela nota colocada no final de uma carta de algo esquecida) de pouca importância. Ainda bem que ele lembrou de mencionar a descoberta ao Rei Josias (22.10).

Graças a Deus, Josias entendeu e se humilhou diante de Deus (22.19-20). O resultado não era apenas mais um livro para a biblioteca, mas uma revolução. Leu para todos, para voltar a Deus, para O “seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo coração e de toda alma, cumprindo as palavras desta aliança…” (23.3). Destruíram os ídolos, celebraram a Páscoa, e se alegraram na presença de Deus.

Como é fácil esquecer e perder a Bíblia, e com ela a possibilidade de conhecer de verdade quem é Deus. Perde a obediência e a alegria. Abre as portas para a idolatria e o afastamento da fé.

2 Reis 23.25 explica que não havia nenhum rei comparado a Josias, porque ele amou o Senhor com todo seu coração!