2 Reis 18-19

Mesmo Assim, Vem a Prova

Dizei isto a vosso senhor: assim diz o Senhor: Não temas por causa das palavras que ouviste (…) (2 Rs 19.6)

Senaqueribe, rei da Assíria, ataca, tenta enganar o povo, mas não entende a cultura, nem a fé do povo de Deus. Pensou que os ídolos derrubados por Ezequias foram do Deus verdadeiro e que ele teria ficado bravo e contra Ezequias. Ele não entendia nada, interpretando os acontecimentos com seus próprios “óculos religiosos”. Desconhecia o Deus verdadeiro e único.

Mas, no meio da batalha e a tentação, veio a Palavra de Deus através do profeta Isaías sobre Senaqueribe, e a promessa da libertação para o rei e o povo amedrontado, mas que nele confiavam.

A total arrogância de Senaqueribe é derrubada com a acusação de Deus que as afrontas são contra Ele mesmo, não só ao Seu povo (19.23-28). Deus conhecia Senaqueribe, estava no controle, tinha usado ele para executar juízo e agora vai mandá-lo de volta, envergonhado e sem o seu exército, para ser assassinado pelos próprios filhos. Deus é fiel e justo, e, mesmo que não pareça, está sempre no controle (e conhece o fim) de ditadores, assassinos e terroristas. Basta a gente confiar em Deus único e soberano.