Quem Era Paulo?
Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhe escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu (2 Pe 3:15 NVI).
É moda nos nossos dias pós-modernos “desconstruir” os heróis do passado. Entrou Paulo nisto também. Parece prazeroso para alguns julgá-lo como genioso, arrogante, machista, dominador, briguento, divisivo e hipócrita. Li um livro de um “erudito” (bem-conceituado em círculos liberais) dizendo que ele tinha epilepsia e sérios problemas psicológicos.
Pedro, líder contemporânea de Paulo, alguém que uma vez foi confrontado por ele em Antioquia (Gl 2:11-14), tem outra visão de Paulo. Para ele Paulo era amado irmão (vs 15) e sábio com a sabedoria de Deus (vs 15). Apesar de complexa e as vezes difíceis de entender, Paulo escreveu cartas que Pedro considerou no mesmo nível das Escrituras – eram Escrituras inspiradas por Deus e sem erro (vs 16). Pessoas deturpam os escritos de Paulo, como fazem com as demais Escrituras (vs 16 NVI). Estas pessoas, os que o cutucam, rebaixam, debocham, são “ignorantes” e “instáveis” (vs 16) – insubordinados (vs 17). É Paulo, não elas, que deve ser levado muito a sério. Os outros devem ser evitados, a qualquer custo.
Para crescer, não podemos cair nas modas inventadas por grupos de pessoas que querem inovar, as vezes rebaixando ou deturpando a Bíblia; antes devemos “crescer na graça, e o conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (vs 18).