Heresias Destruidoras
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberanos que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição (2 Pe 2:1 NVI).
É surpreendente como a maioria das pessoas não estão preocupadas com a doutrina. Até falam que teologia e doutrina não são importantes para os crentes. Não há indignação, refutação ou prevenção através do ensino. Não há cursos nas igrejas sobre Mormonismo, os Testemunhos de Jeová, a Igreja Universal do Reino de Deus, ou os movimentos que descartam a Trindade, ou enfatizam boas obras para a salvação. A passividade em relação estes que distorcem a Palavra de Deus as vezes assusta.
Neste trecho da sua carta, Pedro adverte com palavras fortes contra os falsos mestres e contra as doutrinas destruidoras (BLH). É sobre estes que “fará cair (…) uma rápida destruição”.
Paulo também tinha advertido os presbíteros de Éfeso em Mileto contra falsos mestres que estavam no meio deles. Nas suas cartas ele repete o aviso várias vezes para os Efésios, para Timóteo que estava lá e para as outras igrejas.
Qual o resultado? Por que devemos nos preocupar, como Paulo e Pedro (para não falar de João, Tiago e Judas) estavam preocupados? Além de destruição de vidas e de igrejas, as falsidades prejudicam o nome do Senhor: “e por causa dessa gente muitos vão falar mal do Caminho da Verdade” (2 Pe 2:2 BLH).
Acontece hoje exatamente isto. Muitos estão falando mal dos crentes e da sua fé por causa de falsos líderes que distorcem o Evangelho nos seus ensinos e nas suas vidas.