2 Crônicas 6.18-20

Deus Pode Limitar-se a um Templo?

Mas, de fato habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei (2 Cr 6.18).

Mesmo com toda euforia na manifestação de Deus cercando estes dia tremendos, Salomão sabia que Deus criador não podia se limitar a um pequeno Templo. “Mas de fato habitaria Deus com os homens na terra”? Ele não tinha pretensões megalomaníacas e sabia quem era o Seu Criador.

O universo enorme, vasto, não pode conter a Deus. Nossa terra, um planeta pequeno em nosso sistema solar, que por sua vez é tão minuto comparado com os bilhões de outros, é, desde a criação de tudo isso, o objeto do amor de Deus. Ele olhou para a Terra, para o homem, e por este tempo, para o pequeno Templo de Salomão e seu povo. Escolheu o Templo para “pôr seu nome” (vs 20).

Podemos, então, entender um pouco mais quando Paulo diz que somos o Templo do Senhor. É a igreja que é o Templo do Senhor em Efésios 2:21. Em Coríntios 3.10-17, ao contrário de muito ensino popular, não está falando de todos os crentes, mas dos que ensinam e lideram as igrejas. Eles têm que cuidar para não construir em palha ou material perecível. Como os olhos de Deus foram voltados para o Templo de Salomão, estão voltados para sua igreja e para quem edifica a igreja também. Deus colocou seu nome na igreja, a manifestação da presença dEle na terra.

Além disso, cada um de nós é chamado de templo (1 Co 6.16, 19). Somos seguidores dEle e Ele habita em nós, dando essência de sacralidade a cada um. Somos o sinal dEle, o canal da presença dEle e o meio da manifestação da glória dEle na Terra.

Este texto mostra que o Templo que é símbolo dos “templos” futuros (igrejas construídas  e crentes), não pode substituir o verdadeiro Deus. Como nós também não podemos. Somos servos, canal, sinal do Deus Criador, majestoso e ilimitado. Devemos sempre lembrar quem somos (com responsabilidades e privilégios) e de QUEM somos, necessitando constante humildade, submissão e gratidão.