O Jeito de Doar
Então todos os príncipes, e todo o povo se alegraram, e trouxeram o imposto e o lançaram no cofre, até acabar a obra (2 Cr 24.10).
O rei Joás, influenciado pelo mentor, o sacerdote e homem de Deus Joiada, fez grandes reformas no Templo de Jerusalém, que tinha caído em despreparo e assolação (vs 7) através de alguns anos de reis ímpios, especialmente por Atalia, avó de Joás.
Joás convocou o povo para contribuir, algo que fizeram de bom grado. Versículo 10 disse que os líderes e o povo trouxeram com alegria as contribuições. E os homens trabalhadores contratados com as ofertas eram diligentes, fazendo com que andasse rápido a reforma.
As contribuições eram abundantes e os trabalhadores foram contratados. A obra prosseguia de vento em popa. E o povo e os líderes eram felizes. Quando o sacerdote morreu, foi honrado em especial pelo seu trabalho (15-16).
Onde está este povo alegre hoje? Os trabalhadores contratados? O Novo Testamento diz que o Templo verdadeiro está sendo construído – templo de vidas e não de pedras. Por que a morosidade? Por que falta tantos líderes e construtores na construção do Templo de Deus, que é a Igreja?
O trabalho e a construção são mais importantes agora do que nos dias de Joás. Vamos orar por um avivamento verdadeiro que faça acender um ardente desejo de alcançar pessoas de todas as tribos, línguas e nações para fazer parte do verdadeiro Templo do Senhor.