1 Timóteo 5:22

Ministério Não É Para Adolescentes

Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém (1 Tm 5:22ª NVI).

Combina este versículo com as listas de qualificações para pastores e diáconos, e se torna claro que a liderança espiritual na igreja não é para adolescentes. Liderança pertence a pessoas com experimentadas, com conhecimento, vida e caráter já aprovados.

Ted Ward, meu renomado professor de doutorado no seminário de Trinity em Chicago, costumava reclamar do sistema educacional teológico. Tira o jovem da igreja na idade de 18 anos, leva para uma escola, onde fica em maior tempo dentro de quatro paredes por alguns anos, e pronto – sai do outro lado um pastor feito. Sem experiência prática, sem idade e sem maturidade vai assumir a direção de um pedaço do corpo de Cristo.

Outro exemplo negativo seria a liderança de muitas mocidades por jovens, sem ter pessoas maduras por perto. Ou grupos de músicos responsáveis pelo louvor na igreja que não tem maturidade para julgar conteúdo e não levam todos na igreja ao louvor verdadeiro de coração. Jovens podem e devem atuar em todas estas situações, mas não sem adultos aprovados responsáveis por perto.

Há um movimento no Brasil de enviar adolescentes de 14-17 anos para o campo missionário. Se tornam missionários, pessoas que vão fazer discípulos e plantar igrejas em regiões pioneiras e difíceis. Vão ser as pessoas responsáveis pelo ensino da Palavra e formador de pastores e líderes. Será possível? Paulo adverte contra.