Não Seja Como Aqueles!
Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé (1 Tm 1:18-19).
Há um contraste neste texto. Timóteo, que tinha que continuar fiel na fé e a boa consciência, e Himeneu e Alexandre, que já tinham as abandonado e destruído na vida deles.
Paulo não está criando fofoca. Ele põe o dedo diretamente na ferida, sem rodeios e sem hesitação. Usa os dois como exemplo negativo para ajudar Timóteo a entender o problema e agir de acordo.
Há uma batalha (vs 18) pela fé – batalha real e cerrada. Não vamos ganhar a batalha encobrindo ou escondendo os deslizes, ou aqueles que voltaram para trás, prejudicando a fé e a igreja.
Hoje, no Brasil, neste momento, estamos engajados na mesmíssima batalha, e ela é cerrada. A fé, a Bíblia, a “doutrina dos apóstolos”, e aquilo que aprendemos na Palavra de Deus estão em jogo. O ensino bíblico e a vida cristã estão sendo julgados por outros fatores que estão assumindo prioridade – cultura, religião, materialismo, ativismo social, relativismo e pluralismo. Todos os “Timóteos” e a igreja brasileira, continuem aguardando sua fé e boa consciência! Não atendam para as tentações de desvios da fé, que é o Evangelho, ou diluição do ensino da Palavra de Deus.