A Visão do Reino
Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito (1 Sm 12.23).
Apesar dos conselhos contra, com todas as previsões de problemas, os israelitas queriam um rei, como as outras nações. Os filhos do velho Samuel não estavam obedecendo o Senhor, e por isso ficaram sem aptidão para segui-lo na liderança. A alternativa não era confiar em Deus, mas seguir os moldes das nações vizinhas com um rei.
Deus cedeu ao seu pedido, escolhendo o grandalhão Saul. Samuel se despede do povo, entregando a liderança oficialmente nas mãos do novo líder e rei. Deus já tinha falado para Samuel não se sentir rejeitado, que era o próprio Deus que as pessoas estavam rejeitando (8.6-9 e 10.17-19).
É interessante nesta história que Deus as vezes responde as nossas orações erradas. Temos que cuidar em orarmos conforme a vontade de Deus e não com pedidos egoístas ou destorcidos.
A esta altura o povo já sabia que tinha errado no pedido (12.1-19). Clamaram para não morrer pelos pecados e o pedido sem fé em Deus. Samuel não responde. “Eu não disse?!” Em vez disso ele fala: “Não temais; tendes cometido todo esse mal. No entanto, não vos desvieis de seguir o Senhor, mas servi ao Senhor de todo o vosso coração” (12.20). Samuel tinha a visão ampla do reino de Deus, não da sua reinvindicação pessoal. Não jogou na cara deles que ele tinha dado pleno aviso de perigo. Ainda queria seu bem e o desenvolvimento dos propósitos de Deus para o Seu povo.
Esta é uma lição importante para aprendermos.