1 Pedro 4:1-6

Não é Fácil ser Contra a Cultura

No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos (1 Pe 4:3a NVI).

Não é fácil ser um verdadeiro cristão. A Bíblia nunca deixa a ilusão de uma transição do mundo para Cristo sem sofrimento e oposição. Vamos passar da vida de satisfazer os desejos humanos, para passar a fazer o que Deus quer, e o que Deus quer é separação da sensualidade, bebedeira, orgias, festas mundanas e idolatria que leva a destruição.

Isso significa que o verdadeiro seguidor do Senhor Jesus irá mudar não só os seus costumes, como até  a sua visão do mundo, inclusive sua roupa, sua conversa, seu entretenimento, sua religião e seus relacionamentos. As suas cosmovisões vão mudar nos conceitos de tempo, espaço e “quem sou eu” e “quem é Deus”. Seus valores vão mudar quando compreenderes que precisas viver em harmonia com as coisas que são escritas na Palavra, como a vontade de Deus por exemplo. O que encaixa com esta vontade é bom, o que não, deve ser descartado.

As instituições vão mudar também. Casamento, liderança, família, como governar serão, de repente, controlados pelo amor e consideração mútua, em vez do egoísmo e controle.

Em outras palavras, Jesus muda a cultura, desde os fundamentos até as práticas banais. Não muda para ser igual a cultura do missionário, mas para a vida de ambos, missionários e discípulos novos de Jesus que agradam a Deus, mudando de acordo com o que Deus quer e o que é ensinado na Palavra.