Falsos Profetas São Inspirados Também
Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus (1 João 4:1a NVI).
Podemos saber de muita coisa pelo Espírito Santo em nós. Ele nos ensina, nos assegura que Cristo está em nós e nós Nele. Há um direcionamento que vem do Espírito. No entanto João deixa uma advertência forte – não confie em qualquer espírito. Não aceite qualquer um que parece inspirado.
João explica que há muitos profetas que tem uma falsa inspiração, o espírito do anti-cristo, inspirado por Satanás (1 Jo 4.3). Porém aquele que inspira os falsos está num mundo sem Deus (vs 4-5) e sem prontidão de ouvir a Deus (1 Jo 4:6).
Infelizmente muitos crentes dão ouvidos a qualquer um que parece inspirado. Confunde quem é realmente inspirado por Deus e aqueles inspirados por Satanás, ou fala por si mesmo, ou fala para motivos egoístas. Muitas vezes os falsos se falam bonito, se parecem convencidos da sua própria capacidade, sabem manipular a audiência. Acreditamos neles e, pior, os seguimos, dando dinheiro e obediência e, às vezes, até louvor a estes. Quantas pessoas enganadas por pessoas como os falsos profetas William Branham e Joaquim Gonçalves do Tabernáculo da Fé, quando seria fácil julgar, pois não creem que Jesus é a encarnação de Deus; não creem na Trindade. É apenas um dos exemplos recentes.
Nós, porém, devemos estar no mundo de Deus, distinguindo entre o erro e a verdade, não sendo tentados e iludidos a seguir falsos cristos e profetas. Devemos ter discernimento e sabedoria, sabendo julgar o certo e o errado pelas provas que João apresenta ao longo da carta e aqui neste trecho pela prova da verdade da encarnação de Cristo, o Filho de Deus.