Prova Grande – Amor Pelo Irmão
Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1 João 3:9 NVI).
Por causa do problema de heresia, temos visto que João coloca testes de ortodoxia, para saber quem é, de verdade, um crente em Jesus Cristo. Crer e obedecer continuamente a verdade do Evangelho é uma prova importante. Mas embutido nisso está o amor pelo irmão. Se alguém não tem amor, também não é crente de verdade, mesmo que creia e exponha as doutrinas ortodoxas de cristianismo.
O amor em 1 João é emoção e prática. É marcado pela ausência de ódio (2:9-11) e maldade (3:12, 15; 4:20) e pela motivação do coração de agir em favor do outro.
Mas amor não se limita a um sentimento, nem palavras de amor; é prática (vs 17-18). A prática do amor se expressa de várias formas. Comunhão com o irmão é a forma principal (1:7). Comunhão significa estar juntos em paz e com prazer. Significa ter motivos e projetos em comum. É quando se pode encontrar com o outro com sorriso aberto e o coração livre de ressentimentos e receios. É alegria estar com o outro e com ele servir o Senhor.