1 João 3:1-24

A Prova da Obediência

Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus (1 João 3:9 NVI).

Outra prova que João apresenta é a vida que pratica ou não pecado. Ele não disse que não vamos pecar, mas que não devemos praticar pecado (vs 6 e 8, 9). Praticar é uma atitude de rebelião, dia após dia fazendo a mesma desobediência. É prova que não nasceu de Deus e que não é crente autêntico. Ninguém que conhece Deus, que é absolutamente livre do pecado, pode tranquilamente viver pecando.

Graças a Deus, ele já explicou que se o crente pecar (e vai pecar – vs 8), há perdão se confessamos. Pecar é diferente de praticar o pecado, esta é uma ação contínua deliberada.

Perdão e obediência aos mandamentos de Deus nos dão confiança e acesso a Ele. Nos dá união com Deus pelo Espírito Santo (22, 24). Por isso podemos orar, sabendo que Ele vai nos responder conforme a sua vontade. 1 João 5:1-5, 18 reforça ainda mais a necessidade de obediência – amar a Deus e seguir seus mandamentos.