1 Crônicas 15.13-15

Boas Intenções Não São Suficientes 

Pois visto que não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus irrompeu contra nós, porque então não o buscamos, segundo nos fora ordenado (1 Cr 15.13).

A boa intenção de Uzá em salvar a arca de uma queda (13.7-11) resultou na sua morte. Depois, a Arca foi levada para a casa de Obede-Edom por três abençoados meses por ele respeitar a arca.

O que fazer? Davi ficou chocado e perplexo. Evidentemente ele buscou mais informações na Palavra sobre a Arca, pois ao pegá-la de novo falou: “Somente os levitas (não uma carroça levada por bois) poderão carregar a arca de Deus (…)” (15.2).

Davi separa os levitas e os ensina como fazer e porque: “Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor, o nosso Deus, causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder” (15.13).

Então pegaram a arca e a colocou sobre os ombros “conforme Moisés tinha ordenado, de acordo com a Palavra do Senhor” (15.15).

Quantas vezes pensamos que nossas boas intenções, mesmo sem conhecimento da vontade de Deus na Palavra, nos levam a ser queridos de Deus. Como dizem, “Mas, ele é sincero. Lógico que vai para o céu.” Não basta ser sincero; temos que buscar com seriedade o conhecimento da vontade de Deus na Bíblia, para não estragar nossas vidas ou a obra do Senhor.